Os primeiros contatos com os textos de Martha Medeiros, foram em apenas frases, espalhadas por ai em sites e redes sociais como Facebook e Tumblr.
Então estou andando na livraria e minha grande surpresa? Vejo um livro exatamente dela na livraria. Decido comprar e ver afinal, se gosto mesmo dos textos dela, não de só uma frase ou duas que me chamaram a atenção.E sim, gostei.

O livro é uma coletânea de textos curtos e crônicas bem-humorados da escritora, poetisa e jornalista Martha Medeiros. Com seu jeitinho brasileiro assumido, certa ironia e grande entusiamos para a vida, ela, através de seus textos chama atenção do leitor para coisas que parecem simples, mas que valem a pena refletir.

A vida padronizada podia ser menos estimulante, mas oferecia mais segurança, era fácil “acertar” e se sentir um adulto. Já a expansão de ofertas tornou tudo mais empolgante, só que incentivou a infantilização: sem saber ao certo o que é melhor para si, surgiu o pânico de crescer. - trecho de "Medo de errar"
 Num ótimo conjunto de textos, não longos, nem muito curtos, simplesmente na "medida", Martha Medeiros me conseguiu fazer refletir.Não apenas á um assunto especifico, mas ao todo, á imensidão de possibilidades e ao mesmo tempo ao limite da própria realidade; ao limite do próprio cotidiano.

Um pouquinho de tudo: a sociedade, as mudanças, opinião sobre filme, opinião sobre peça, visão da vida, novos caminhos, velhos apegos.Tudo isso sem cair num drama desnecessário.
Longa vida aos que conseguem se desapegar do ego e ver a graça da coisa. 
Se eu fosse uma leitora com esse costume (e as vezes desejo ser) teria grifado as - muitas - frases que gostei do livro, mas eu sou uma leitora "xodó" com meus livros, então jamais haveria a possibilidade eu marca-los de alguma forma, me sentiram como estivesse danificando-os.

Não tenho muito a falar do livro, não por não gostar; bem o contrário disso, por não ter do que reclamar mesmo.O ritmo é suave, a escrita é simples mas profunda e parece mais um diálogo da autora para o leitor que um livro realmente; maravilhoso aspecto, aliás.

Recomendo á todos, é um livro que com pequenas doses todo dia, podem aumentar seu bom humor e talvez aos poucos, mudar seu modo de enxergar a vida.

Info: Editora: L&PM, Páginas: 216, ISBN: 9788525429308

Então, já leram? Tem vontade de ler? Comente!




2 Comentários

  1. Eu gosto de livros assim, que tu não precisa de prender nele dia e noite para finalizar, ler ele aos pouquinhos " degustando" aos poucos é ótimo também!

    Conheci seu blog por acaso e ja adorei estou seguindo vocês e se quiser nos conhecer sera muito bem vinda.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Olha que legal, não sabia sobre esse livro da Martha! Meu contato com ela também sempre foi através de frases (principalmente pelo tumblr, rs).
    Essa parece ser exatamente meu tipo de leitura pra dias não típicos, sabe? Gosto de mesclar um pouco entre os livros que eu leio com alguma coisa mais leve e acho que seria perfeito intercalar com ele.
    Beijos,
    Thay.

    www.missthay.com

    ResponderExcluir