Olá  pessoal,

Sempre quis assistir "Modern Family", mas como não tinha muita paciência para ver na internet, e na TV só tinham episódios "soltos", deixava essa série esquecida na minha lista de séries a assistir.

A série gira em torno de três núcleos de uma grande e divertida família: Jay, um homem de idade avançada, teimoso e bem-sucido, casado com uma colombiana mais jovem igualmente teimosa, Gloria e seu enteado, Manny; a filha de Jay, Clary, casada com um corretor chamado Phill, com seus 3 filhos de idades diferentes e o outro filho de Jay, Mitchell, seu parceiro Cam e a filha adotiva recém-chegada do Vietnã deles, Lilly.
O estilo da série é o mockumentary, uma espécie da parodização ou humorização de um verdadeiro documentário.É um estilo que eu particularmente gosto muito , porque dá mais a sensação de casualidade com os personagens, de um convívio real e sincero entre eles e também porque adoro os "cortes" entre uma cena e outra em que os personagens se confessaram para as câmeras.Muitas séries que gosto muito de comédia têm esse elemento: Arrested Development, Parks and Recreation, The Office, etc.

Durante os episódios, curtos, de 20 á 30 minutos, no máximo, descobrimos aos pouco as peculiaridades do dia-a-dia dessa família caricata.
Os núcleos, como visto, seguem um padrão bem diferente da ideia de família considerada "comum" e talvez por isso que tenha tornado também tudo um pouco mais interessante. Temos todas aquelas situações bem comédia-família mesmo: um pai ensinando a filha a dirigir, uma mãe preocupada com a amizades do filho, uma bebê nova na casa, etc, mas tudo isso visto sob um olhar diferente e cômico (rio bastante vendo essa série).

Para lidar uns com os outros, cada personagem tem de enfrentar o desafio de sair da sua zona de conforto: por exemplo, Jay, acostumando-se com ideia de ter um filho gay e aprendendo a conviver com o genro, o extravagante e engraçadíssimo Cam ou Clary tentando aceitar que seu pai se casou com uma mulher mais jovem que ela, Gloria, uma latina de cabeça-quente. Apesar das dificuldades, a cada episódio mostra-se que as diferenças os tornam unidos por exatamente essa capacidade de aceita-las e conviver com elas em prol da felicidade de quem se ama.
Sobre a comédia, as piadas mantem-se principalmente dentro de piadas-de-situação, utilizando de expressões faciais, gestos e da ironia que o momento "confessionário" permite aos personagens, raramente entrando num humor mais pesado (apenas de vez em quando jogando algumas piadas indiretas de humor implícito), o que é justo pois o canal faz parte de um horário considerado "família".
A série já foi por vezes criticada por brincar com estereótipos (a mãe supercontroladora, o homem gay extravagante, a latina facilmente irritada, etc...) mas não surge como um ponto tão ruim levando em consideração que eles fazem o que muitas séries-família não tem a coragem de fazer: usar esses estereótipos dentro dos seus núcleos mas não trata-los como se fizessem parte de uma realidade longínqua. Os próprios personagens por vezes contestam as generalizações aplicadas á eles, ou fazendo graça com isso ou lutando pelo o que consideram injusto. Mas que isso podia ser maneirado para que não se torne com o tempo cansativo? Com toda certeza. Há um caminho mais amplo a ser explorada nessa comédia.
Aprendi a gostar e me identificar com cada um deles, rir a cada episódio e até me emocionar com alguns momentos significativos; mas não se preocupe, a série não é melosa ou extremamente dramática, tudo na sua dose certa.

"Modern Family" é uma das séries mais premiadas do seu canal ABC, tendo recebido prêmios como Emmy, Globo de Ouro, SAG e outros. O motivo de porque fiz o review desde da primeira até a terceira direto é porque 1) os episódios são muito curtos, 2) o 1 é só uma desculpa para esconder que a verdade é que eu estava tão viciada na série que não queria parar para fazer a crítica aqui no blog (rsrsrs). Mas bem, em respeito a vocês leitores, decidi parar na 3ª para fazer a postagem porque realmente o final da terceira representa um marco na série (não, amigos, não vou dar spoiler), então tive que pelo menos respeitar isso.

  Atualmente está na sua quinta temporada (e lá vou eu para a 4º). Admito que já sinto uma imensa saudade de todos  <3


3 Comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não assisti nenhum episódio dessa série, mas já vi vários comentários positivos e acho que vou começar a assistir ^^
    Abraços
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Manu!
    Já havia ouvido falar desta série e sim os comentários eram todos positivos e me deu certa vontade de assistir!

    Beijos;
    http://victor-reads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. nossa vc escreve bem hein. estou louca pra assistir essa serie mas me falta tempo ahaha.
    seguindo
    http://rutieleprado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir